Home Data de criação : 07/05/15 Última atualização : 14/01/04 02:46 / 165 Artigos publicados

Vale de ossos secos  (Artigos Evangélicos) escrito em domingo 19 agosto 2007 22:56

Blog de rogeratitude :Mistura Boa, Vale de ossos secos
        Texto: “Veio sobre mim a mão do SENHOR; e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo”. Ezequiel 37. 1-10

 

 

No caminho para a conquista, há um ação tremenda de Deus, mas também tem um parte significativa de iniciativa humana que não podemos desprezar, Deus pela sua misericórdia se propõe a trabalhar em conjunto com o homem. Deus diz você prega e eu salvo, você ora e eu curo, você trabalha, e eu prospero.  Assim, vai acontecendo esta parceria. Na conquista não e diferente a uma ação nossa para chegamos ao que Deus nos prometeu, ele mesmo diz a Josué: “Onde colocar a planta dos seus pés te darei.” Ele prometeu, Porém mandou Josué fazer a parte dele. Vejamos alguns aspectos do homem na conquista:

 

1- Avalie.-“ 1 Veio sobre mim a mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. 2 E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. 3 E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.”

 

É de fundamental importância entendermos alguns aspectos dessa experiência que o profeta Ezequiel vivenciou. Deus o levou a avaliar a realidade em que ele estava inserido. O primeiro passo para se alcançar algo é entender como se encontra a realidade, pois só então estaremos prontos para entender o tamanho do desafio, dessa forma somos poupados dos extremos, de desprezarmos um grande desafio e por outro lado de também supervalorizarmos um desafio. Como diz o ditado, para não fazermos “tempestade em copo dágua”.

Ezequiel viu que estar em meio a um vale de ossos sequíssimos era intrigante. Essa avaliação denota que era uma situação extrema. Em segunda vemos que Deus lançou ao profeta o desafio. “Acaso poderão reviver esses ossos?” Em situações extremas somos levados a tomar decisões que poderão mudar até mesmo o curso de nossas vidas.

QUAL É O SEU DESAFIO HOJE? Talvez, você tenha uma certa dificuldade de me responder porque não tem parado para avaliar sua vida e problemas. Isso é preocupante, pois pode demonstrar que você tem deixado de viver milagres ou que você nem tem noção de seus desafios.

Tendo consciência de sua necessidade, Ezequiel pôde dar uma resposta a Deus, ele disse: “Deus, tu o sabes”. Note a sinceridade do profeta. Muitos, talvez, fossem tentados a logo dizer, sim claro ou não, é impossível. Na realidade o que o profeta disse é eu não sei, mas Tu o sabes senhor.

Daí em diante começou o milagre naquela situação. Veja que ele foi fruto de um processo. Não foi Ezequiel profetizar e logo se levantou um grande exército, o milagre foi processual e contínuo, e é dessa forma que, via de regra, ocorre conosco; cada etapa torna-se um teste para o cumprimento do desafio. Se Ezequiel tivesse desistido no meio do processo, jamais teria vivido a plenitude daquela experiência. Assim também somos desafiados a cada obstáculo, se permanecermos firmes, viveremos a sua totalidade, se não, perdemos a chance de passarmos na prova e sermos aprovados. Continue, pode faltar muito pouco para o cumprimento das promessas de Deus em ti.

 

2 - Profetize - “ Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 6 E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. 7 Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. 8 E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. 9 E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo”.

 

Abrir a boca e profetizar, e uma atitude minha e sua, veja que mesmo em uma situação complicada, Ezequiel, decidiu obedecer a Deus e profetizar, e porque agiu assim viu o grande milagre de Deus. Precisamos tomar uma postura e ter coragem e ousadia para profetizar nos vales de ossos secos que nos cercam e assim, teremos o quadro de nossa vida mudado. A Bíblia diz “o poder da vida e da morte esta na língua, quem bem a utiliza comerá dos seus frutos”. (Pv. 18.21) Seja um conquistador e profetize tudo que a palavra de Deus, revela a seu respeito: Uma vida plena e abundante. Abra a boca e profetize, pois há poder em suas palavras.

 

3 - Mova-se - “Então Jesus disse: levanta-te, pegue tua cama e anda”. João 5:8

 

Nossas jornadas de fé muitas vezes são temperadas com frustração; cremos, visualizamos, profetizamos, mas nada acontece, por quê? Porque há sempre um passo a ser dado por nós em direção ao milagre. Há sempre uma parte que nos compete.

Muitas vezes, o Senhor deseja nos curar, deseja fazer em nós o milagre, mas há uma parte que depende de nós, e que lançamos sobre os outros. Sim, Jesus já pagou todo preço na cruz, mas e você? Está disposto também a tomar a tua cruz, a parte que te cabe no milagre?

Quem realmente crê que vai chover, sai e prepara a terra pra plantar. Deus quer mandar a chuva, você sabe que chuva em terra não preparada produz pouco ou nenhum fruto? Ele. Espera até que Terra esteja pronta. Estamos trabalhando para que a terra esteja pronta para as chuvas de Deus?

Temos a tendência de “deitar eternamente em berço esplêndido...” e esperar que algo aconteça, sim o “esperar” faz parte do processo, mas ao contrário do que se pensa, o esperar bíblico inclui ação. Isaías 40.31 fala que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.  

Esperar em Deus envolve principalmente confiança, mas também uma ação, guiada por Deus, em direção ao milagre. Ao observarmos o exemplo da mulher do fluxo de sangue, podemos ver todos os passos da jornada, ela creu, visualizou, profetizou em seu coração e foi até o lugar da bênção, até perto de Jesus. Ela tinha tudo para desistir, mas não o fez...

Pare e pensem por um instante quais são os obstáculos que te levam a querer desistir. Na força do Senhor caminhe, se mova, porque os que com lágrimas semeiam (e não ficam parados) voltarão, sem dúvida com alegria, trazendo seus molhos (sua colheita),(Salmo 126)

 

4 - Aproprie-se

 

Para chegar a este momento não se pode perder a visão da promessa de Deus, O caminho pode ser árduo e seco, como o deserto pelo qual o povo caminhou, mas quando chega o momento de tomar posse, a visão deve estar clara e forte em nossa mente para que haja força e fé para tocar o milagre.

A Bíblia nos fala que a mulher a do fluxo de sangue se esgueirou entre a multidão até tocar as vestes de Jesus; se multidão ao redor dEle era grande, imagine a quantidade de pessoas que O tocavam naquela hora, com certeza, ela teve que usar seus últimos recursos de força naquele empreendimento. Mas como tinha clara em sua mente à visão, ela pode continuar e viver o que Deus preparou para ela.

Não importa o tempo que leva siga e tome posse. Calebe no momento da tomada de posse tinha 85 anos e afirmou que estava tão forte como no primeiro dia da promessa, pronto para se apossar do que Deus lhe prometera.

É importante reconhecer este momento, cuidado para não estar sobre aterra prometida e esperando chegar nela. Observe as situações ao seu redor, talvez esteja vivendo este momento e nem tenha se apercebido. Os fariseus esperaram o Messias e não o perceberam. Que triste, não?

Reconheça, atente-se e não perca as oportunidades que Deus tem posto diante de ti,  neste momento. E hora de tomar posse. Vá além das tuas forças, mergulhe no poder de Deus e se aproprie, do milagre.

 

                                                                 Retirado do site www.ibftonline.com.br 

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (107.20.25.215) para se identificar     

Nenhum comentário
Vale de ossos secos


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para rogeratitude

Precisa estar conectado para adicionar rogeratitude para os seus amigos

 
Criar um blog